Histórico do Município

Assunção do Piauí está localizado na microrregião de Campo Maior, Território dos Carnaubais, compreendendo uma área de 1.690,703 km², tendo como limites os municípios de São Miguel do Tapuio e o estado do Ceará, ao sul Pimenteiras e São Miguel do Tapuio, a leste o estado do Ceará (Quiterianópoles e Novo Oriente), e a oeste São Miguel do Tapuio. A sede municipal tem as coordenadas geográficas de 05º 51’57” de latitude sul e 41º 02’20” de longitude oeste de Greenwich e dista 281 km de Teresina, possue Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e é termo jurídico da Comarca do Município de São Miguel do Tapuio/PI (54 km).

O município foi criado pela Lei nº 4.680 de 26/01/1994. Hoje, segundo dados do IBGE a população total é de 7.686 habitantes e uma densidade demográfica de 4,55 hab/km², onde 51,15% das pessoas estão na zona rural. Com relação à educação, 52,4% da população acima de 10 anos de idade são alfabetizadas.

A sede do município dispõe de energia elétrica distribuída pela Companhia Energética do Piauí S/A - CEPISA, Sistema de Abastecimento Dágua mantido com recursos próprios, terminais telefônicos atendidos pela OI - TELEMAR Norte Leste S/A, agência de Correios e Banco Postal, posto de atendimento bancário do Bradesco, Caixa Econômica Federal e escola de ensino fundamental e médio.

A agricultura e pecuária praticadas no município são de subsistência com produção de cana-de-açúcar, feijão, mandioca, milho e criação de bovinos, caprino, ovino, apicultura e aves.

As condições climáticas do município de Assunção do Piauí (com altitude da sede a 532 m acima do nível do mar), apresentam temperaturas mínimas de 25oC e máximas de 35oC, com clima quente tropical. A precipitação pluviométrica média anual é definida no Regime Equatorial Marítimo, com isoietas anuais entre 500 a 320 mm, cerca de 4 a 5 meses como os mais chuvosos e período restante do ano de estação seca. Os meses de fevereiro, março e abril correspondem ao trimestre mais úmido da região (IBGE, 1977). 

Os solos da região são provenientes da alteração de arenitos, siltitos, folhelhos e conglomerados. Compreendem solos litólicos, álicos e distróficos, de textura média, poucos desenvolvidos, rasos a muito rasos, fase pedregosa, com floresta caducifólia e/ou floresta sub-caducifólia/cerrado. Associados ocorrem solos podzólicos vermelho-amarelos, textura média a argilosa, fase pedregosa e não pedregosa, com misturas e transiçõe s vegetais de floresta sub-caducifólia e caatinga. Secundariamente, ocorrem areias quartzosas, que compreendem solos arenosos essencialmente quartzosos, profundos, drenados, desprovidos de minerais primários, de baixa fertilidade, com transições vegetais de fase caatinga hiperxerófila e/ou cerrado sub-caducifólio e floresta sub-caducifólia (Jacomine et al., 1986).

As formas de relevo compreendem, principalmente, superfícies tabulares reelaboradas (chapadas baixas), relevo plano com partes suavemente onduladas e altitudes variando de 150 a 300 metros; superfícies tabulares cimeiras (chapadas altas), com relevo plano, altitudes entre 400 a 500 metros, com grandes mesas recortadas e superfícies onduladas com relevo movimentado, encostas e prolongamentos residuais de chapadas, desníveis e encostas mais acentuadas de vales, elevações (serras, morros e colinas), com altitudes de 150 a 500 metros (Jacomine et al., 1986). 

NOSSA CULTURA

Somos um conjunto de pessoas formado por diferentes raças e gostos, mas que, acabam se encontrando na mesma origem e costumes de muitos brasileiros. Praticamos o cristianismo, divididos entre católicos e evangélicos, a festa de reis, a dança de São Gonçalo, às quermesses, e temos uma juventude, na suas maiorias não estudantes e que praticam o futebol amador, divididos em equipes cada uma em sua comunidade. Uma juventude que começa aos poucos fazer mudanças nos ritmos culturais, de forma a se aglomerarem todos os finais de semana em diferentes baladas e casas de forró.

Fonte: Da Redação

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!