COORDENAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS DO PIAUÍ VEM A SÃO MIGUEL DO TAPUIO E CHANCELA INCLUSÃO SOCIAL DOS TRÊS IRMÃOS RECEM PATRIADOS.

 

A Coordenação de Direitos Humanos do Governo do Estado do Piauí ligado a Secretaria de Assistência Social do Estado – SASC, composta pela Coordenadora Dra. Cícera Andrade e a Assistente Social Maria das Graças (Graça), marcaram presença nesta sexta-feira (12/04) em São Miguel do Tapuio para acompanharem de perto os três irmãos na fase de assinatura do livro de registro civil, parte não concluída no dia anterior por normalidade do processo.

A equipe da SASC fez entrevista com a família recém patriada, no sentido de conhecer de perto a realidade dos mesmos e a situação da moradia onde eles vivem e, se surpreenderam com a simpatia dos mesmos que, apesar da situação, não perderam o humor e o riso, muito foi orientado a família sobre direitos humanos e os próximos passes daqui para frente. Graça perguntou a Dona Clarice, mãe dos meninos, qual era sua maior necessidade na residência onde ela mora há mais de 35 anos e ela respondeu: “minha filha, são muitas coisas, mas o que precisamos mais é de água, pois lá não possui poço e a água para a cisterna vem de longe em carro pipa”, disse a mãe com um olhar de emoção e esperança.

O Chefe do Cartório Sr. Stênio de Castro Cavalcante, falou a todos da alegria de ter presenciado aquele momento e narrou: “desde quando trabalho neste cartório, em todos os meus dias de vida, nunca tinha feito um ato deste e, me coloco a disposição para resolver as situações parecidas como esta, parabenizo ao Caetano Silva por ter tomado a iniciativa e ter chamado a atenção das demais entidades para o caso”, disse o chefe do cartório. A Dra. Cícera Andrade disse que estará em reunião na próxima terça-feira em Brasília com a Comissão Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República e na oportunidade dará por cumprida esta demanda e encerrou agradecendo ao apoio do Tribunal de Justiça do Estado.

Saindo do cartório com os registros em mãos, Antonio de Jesus Sousa, Manoel de Jesus Sousa e Antonio José de Jesus Sousa foram para sua cidade onde foram recebidos pela equipe da Sala da Cidadania do município e no mesmo instante já deram entrada na Carteira de Identidade, que de acordo com a direção do órgão, os mesmos receberão o documento em até 15 dias. Às despesas de deslocamento e tiragem de cópias de documentos necessários ao processo foram pagas pelo STTR de Assunção do Piauí e, o condutor do veículo Sr. Domingos Lopes contribuiu com a justiça com prestação de dados e informações necessárias ao processo.

 (Direitos Humanos se reunem com os jovens em sala do cartório em SMT)

 (Encerramento do processo e foto oficial do evento)

 (Stênio de Castro, Dra. Cícera Andrade, Caetano Silva, Graça e Professora Nina)

 (Na Sala da Cidadania eles dão entrada na Carteira de Identidade)

 (Veja como ficou o registro)

 

Fonte/Foto: Redação.    

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!