CONHEÇA O TERRITÓRIO DOS CARNAUBAIS

 

O bjetivo do Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaíba (PLANAP – Projeto CODEVASF/OEA/BRA/02/001) é promover o desenvolvi-mento sustentável da bacia do Parnaíba, visando ao crescimento da economia regio

nal e à melhoria da qualidade de vida da população.

O PLANAP desdobrar-se-á em um Plano de Curto Prazo, para aproveitamento das infra-es-truturas hídricas existentes; Plano de Desenvolvimento, com ações de médio e longo prazos – horizonte temporal de vinte anos; Macrozoneamento Ecológico-Econômico, 11 Planos Ter-ritoriais que subsidiam os Planos Territoriais de Desenvolvimento do Estado do Piauí.

O Território dos Carnaubais é um dos 11 Planos Territoriais do PLANAP e abrange os muni-cípios dos AGs 5, 6 e 29: Boa Hora, Cabeceiras, Boqueirão do Piauí, Campo Maior, Capitão de Campos, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Sigefredo Pacheco, As-sunção do Piauí, Buriti dos Montes, Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí, Novo Santo Antônio, São João da Serra, São Miguel, Crateús, Ararendá, Quiterianópolis, Poranga, Ipaporanga, Nova Russas, Tamboril, Novo Oriente, Ipueiras e Independência, totalizando 26 municípios, sendo 16 municípios no Piauí e 10 municípios no Ceará.

Utilizando um enfoque participativo, o PLANAP criou condições metodológicas capazes de desenvolver processos multidimensionais, de forma que fossem descobertas as diferentes di-nâmicas territoriais, bem como as novas configurações produtivas e as iniciativas construídas pela própria sociedade, que assinalam alternativas, inovações e melhoria de futuro, visando à construção de um plano de desenvolvimento e à definição de projetos prioritários aproximados dos interesses e das necessidades da população do Território.

No Território dos Carnaubais, foram definidos, pelos atores sociais, como prioritários projetos produtivos de ovinocaprinocultura, cajucultura, apicultura, bem como projetos de suporte no âmbito da infra-estrutura e do meio ambiente, os quais são considerados preponderantes para a geração de renda e a inclusão social da população do Território.

O Plano de Ações Integradas para o Desenvolvimento do Território dos Carnaubais está divi-dido em oito capítulos. A metodologia utilizada para a definição e a priorização dos projetos do Território, os atores sociais e as instituições locais e regionais que participaram do processo encontram-se no Capítulo 1.

Os municípios, a população, a área e a densidade demográfica do Território, bem como as prin-cipais características fisiográficas, ambientais e socioeconômicas são apresentadas no Capítulo 2. O diagnóstico das dimensões ambiental, sociocultural e econômica, analisadas com base nas variáveis investimento, tecnologia, organização e gestão está no Capítulo 3.

As áreas de relevante interesse coletivo, que foram indicativas para a definição dos projetos, estão no Capítulo 4, e os projetos para o Território bem como o instrumento de priorização encontram-se no Capítulo 5.

> DADOS COMPLETOS DOS TERRITÓRIO - CLIK AQUI: SINTESE - TERRITÓRIO DOS CARNAUBAIS.pdf (6,1 MB)

> LEI ESTADUAL DE INSTITUIÇÃO DO TERRITÓRIO: LEI COMPLEMENTAR Nº 87 DE 22 DE AGOSTO DE 2007.doc (45,5 kB)

Fonte: PLANAP/SEPLAN/CODEVASF

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!