CHEGA EM ASSUNÇÃO DO PIAUÍ A TÃO SONHADA MOTONIVELADOURA.( PATROL )

 

O governador Wilson Martins e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, entregaram, nesta terça-feira (11), 99 motoniveladoras a 133 municípios piauienses. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do PAC2. Ao todo, 222 municípios do Piauí foram beneficiados com motoniveladoras, inclusivo Assunção do Piauí,. Municípios que passam por seca. O investimento por cidade é de R$1.460 milhão. A cerimônia aconteceu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar, em Teresina.

O equipamento entrego aos prefeitos municipais irá beneficiar 400 mil famílias da área rural, pois deverão ser empregadas na melhoria de acessos e estradas vicinais, construção de obras hídricas, como aguadas, cacimbas e barreiros, por exemplo. Somando-se entregas feitas anteriormente, o total de equipamentos repassados às prefeituras no Piauí chega a 212 retroescavadeiras e 133 motoniveladoras.

 “Contratamos tudo que a indústria nacional conseguiria produzir. Nós estamos priorizando a entrega aos municípios do Semi-areado. Até setembro ou outubro, no mais tardar, estaremos com todas as retroescavadeiras e motoniveladoras nos municípios do Semi-areado”, comentou Pepe Vargas.

Durante seu pronunciamento, o governador Wilson Martins recomendou aos prefeitos que permitam a utilização das máquinas por apenas um operador, que seja capacitado, visando ao aumento da durabilidade do equipamento. Por contrato, os fornecedores das máquinas deverão oferecer capacitação a técnicos dos municípios sobre a sua operacionalização.

“A entrega dessas máquinas reforça a autonomia dos municípios. Dentro das nossas condições, o Governo do Estado também está fazendo sua parte, especialmente investindo no fortalecimento da agricultura familiar. Esse ano teremos mais pastagens e mais floradas, mas continuaremos com ações emergenciais onde for necessário e com ações estruturantes”, destacou o governador Wilson Martins.

Em nome dos prefeitos presentes, o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, afirmou que a parceria com os Governos Federal e Estadual é essencial às cidades do Piauí, especialmente às menores. “Sem essa parceria, a maioria dos municípios não poderiam adquirir máquinas como essas. Esse é um momento de muitas dificuldades, ainda por causa da seca, e ações como essas permitem que a população tenha uma maior qualidade de vida”, ressaltou.

No Piauí, apenas os municípios de Teresina e Parnaíba não receberão os equipamentos, por não se enquadrarem nos critérios adotados pelo MDA, como participação significativa do Produto Interno Bruto (PIB) da agricultura no PIB total do município, extensão da área rural e população rural.

Fonte portal samite

Edição Assunção livre

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!