BANCO CENTRAL PRORROGA DÍVIDAS DE AGRICULTORES FAMILIARES POR 10 ANOS.

 

O Conselho Monetário Nacional, por solicitação do MDA e do MAPA, prorrogou por dez anos as parcelas vencidas ou que vencerão em 2012, 2013 e 2014 de agricultores afetados pela seca da região semiárida do nordeste. As parcelas passíveis de renegociação serão aglutinadas em uma única operação e o saldo será reprogramado para pagamento em até 10 (dez) em parcelas anuais, com o vencimento da primeira parcela fixado para 2016.
 

A medida atende orientação da presidenta Dilma Rousseff. Além do direito de renegociarem as parcelas referentes aos três anos, os agricultores familiares terão um desconto de 80% caso quitem em dia as prestações do novo financiamento.

O agricultor familiar que tem um financiamento do Pronaf nas condições acima deve manifestar formalmente ao banco o interesse em renegociar as parcelas do Pronaf até 30 de dezembro de 2013.

Para os agricultores familiares que efetuarem, até 30 de dezembro de 2013, a liquidação das parcelas passíveis de enquadramento na renegociação, fica concedido o bônus de 80% sobre o total da dívida.

Assunção do Piauí, São Miguel do Tapuio e outros municípios do Território dos Carnaubais possuem um número muito grande de operações vencidas em 2012 e outras a se vencerem a partir de 2013, com esta oportunidade, os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) destes municípios deverão mobilizar os agricultores devedores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) a procurarem suas agências e renegociarem seus contratos, no sentido de que a inadimplência dos municípios em relação ao crédito Pronaf volte a 0,0%.

No link abaixo integra da Resolução do Banco Central.

RESOLUÇÃO DO BANCO CENTRAL - PRORROGAÇÃO DO PRONAF.doc (30 kB)

 (Criação de Caprino / Serra do Nascimento / Lajeiro Branco / Ass. do Piauí)

Fonte: José Wilson / Sec. De Política Social da CONTAG.

Foto e Redação: Assunção Livre. 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!